terça-feira, 6 de maio de 2014

Código de Ética

A ética sempre foi um tema que gerou grandes discussões na sociedade, nas relações entre as pessoas, na política e também entre as empresas e todos que estão diretamente envolvidos com ela. Nunca se falou tanto em ética quanto nos dias atuais. Tais discussões remontam desde o período da Grécia Clássica, sendo na Grécia que surgiu o termo ethos=costumes á luz da filosofia, referência à vida boa que vale a pena ser vivida. (WHITAKER e RAMOS, 2013).

Todas estas mudanças impactaram na relação empresa/funcionário, Jacomino (2000, p. 29) afirma que “A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas”. As empresas então buscaram um instrumento que pudesse ao mesmo tempo responder aos anseios de seus stakeholders, bem como, pudessem auxiliá-las no estabelecimento de padrões de comportamento quanto a tudo que será tolerado ou não por elas.

O código de ética surgiu para atender a estas necessidades. Ele orienta e define a postura que tais empresas devem adotar no relacionamento com todos os seus stakeholders, sendo extremamente importante para uma comunicação consistente com os mesmos (Ethos, 2000).

O seu conteúdo depende de cada organização. Muitas vão além do que meras normas de conduta e leis já publicadas. O código de ética passa a ser a diretriz para as estratégias organizacionais, mesmo que isto represente prejuízo financeiro. “Os códigos tornam claro o que a organização entende por conduta ética. Procuram especificar o comportamento esperado dos empregados e ajudam a definir marcos básicos de atuação” (ARRUDA, 2002, p. 5).

 Diversos são os elementos que podem compor um código de ética, sendo que, alguns são considerados essenciais.

O Instituto Ethos (2000) criou um documento na qual sugere idéias e tópicos que o instituto julga necessário para a elaboração de um código de ética, levando em consideração o relacionamento com os stakeholders e a coerência com os princípios e atitudes praticadas pela própria organização, sua formulação deve ser equitativa na atribuição de responsabilidades. Os tópicos considerados essenciais na composição do código de ética são: a) relações com acionistas no que tange principalmente a transparência das informações repassadas aos mesmos, b) relacionamento com funcionários que vai desde o recrutamento e seleção até uma promoção e também normas para um comportamento ético entre todos que integram internamente a organização, c) relacionamento com o cliente, este é dos mais importantes tópicos do código de ética e que dele na maioria das vezes é fator determinante para a sobrevida das organizações no mercado atual, d) relação com os fornecedores, busca-se uma relação harmoniosa na qual os interesses de ambos possam ser atingidos, e) relacionamento com os concorrentes, o mercado e principalmente os consumidores não toleram mais concorrências desleais, o vetor máximo de norteamento para as organizações deve ser pautado no produto e serviço oferecido, f) relacionamento com as esferas públicas, espera-se que as organizações cumpram com as exigências legais, g) relacionamento com o meio ambiente, este é um fator importantíssimo atualmente, as organizações precisam estar cientes do impacto de suas ações na meio ambiente, atualmente a responsabilidade social e ambiental é fator imprescindível para as organizações, influenciando principalmente na competitividade no mercado, h) relacionamento com a comunidade, intimamente ligado a responsabilidade social.   

Texto elaborado a partir do artigo: SANTOS, M. A. P., GALLI, L.C.L.A, GALLI, R. A., SANTOS, D. F. L. Código de ética: os elementos essenciais na visão de uma empresa do setor sucroalcooleiro do interior de São Paulo In: XX SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2013, Bauru. XX SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção. , 2013

Professor Tutor Rafael Altafin Galli