A
ética sempre foi um tema que gerou grandes discussões na sociedade, nas
relações entre as pessoas, na política e também entre as empresas e todos que
estão diretamente envolvidos com ela. Nunca se falou tanto em ética quanto nos
dias atuais. Tais discussões remontam desde o período da Grécia Clássica, sendo
na Grécia que surgiu o termo ethos=costumes
á luz da filosofia, referência à vida boa que vale a pena ser vivida. (WHITAKER
e RAMOS, 2013).
Todas
estas mudanças impactaram na relação empresa/funcionário, Jacomino (2000, p.
29) afirma que “A importância da ética nas empresas cresceu a partir da década
de 80, com a redução das hierarquias e a consequente autonomia dada às pessoas”.
As empresas então buscaram um instrumento que pudesse ao mesmo tempo responder
aos anseios de seus stakeholders, bem
como, pudessem auxiliá-las no estabelecimento de padrões de comportamento quanto
a tudo que será tolerado ou não por elas.
O
código de ética surgiu para atender a estas necessidades. Ele orienta e define
a postura que tais empresas devem adotar no relacionamento com todos os seus stakeholders, sendo extremamente
importante para uma comunicação consistente com os mesmos (Ethos, 2000).
O
seu conteúdo depende de cada organização. Muitas vão além do que meras normas de
conduta e leis já publicadas. O código de ética passa a ser a diretriz para as
estratégias organizacionais, mesmo que isto represente prejuízo financeiro. “Os
códigos tornam claro o que a organização entende por conduta ética. Procuram
especificar o comportamento esperado dos empregados e ajudam a definir marcos
básicos de atuação” (ARRUDA, 2002, p. 5).
Diversos são os elementos que podem compor um
código de ética, sendo que, alguns são considerados essenciais.
O
Instituto Ethos (2000) criou um documento na qual sugere idéias e tópicos que o
instituto julga necessário para a elaboração de um código de ética, levando em
consideração o relacionamento com os stakeholders
e a coerência com os princípios e atitudes praticadas pela própria organização,
sua formulação deve ser equitativa na atribuição de responsabilidades. Os
tópicos considerados essenciais na composição do código de ética são: a)
relações com acionistas no que tange principalmente a transparência das
informações repassadas aos mesmos, b) relacionamento com funcionários que vai
desde o recrutamento e seleção até uma promoção e também normas para um
comportamento ético entre todos que integram internamente a organização, c)
relacionamento com o cliente, este é dos mais importantes tópicos do código de
ética e que dele na maioria das vezes é fator determinante para a sobrevida das
organizações no mercado atual, d) relação com os fornecedores, busca-se uma
relação harmoniosa na qual os interesses de ambos possam ser atingidos, e)
relacionamento com os concorrentes, o mercado e principalmente os consumidores
não toleram mais concorrências desleais, o vetor máximo de norteamento para as
organizações deve ser pautado no produto e serviço oferecido, f) relacionamento
com as esferas públicas, espera-se que as organizações cumpram com as
exigências legais, g) relacionamento com o meio ambiente, este é um fator
importantíssimo atualmente, as organizações precisam estar cientes do impacto
de suas ações na meio ambiente, atualmente a responsabilidade social e ambiental
é fator imprescindível para as organizações, influenciando principalmente na
competitividade no mercado, h) relacionamento com a comunidade, intimamente
ligado a responsabilidade social.
Texto elaborado a
partir do artigo: SANTOS, M. A. P., GALLI,
L.C.L.A, GALLI, R. A.,
SANTOS, D. F. L. Código de ética: os elementos essenciais na visão de uma
empresa do setor sucroalcooleiro do interior de São Paulo In: XX SIMPEP -
Simpósio de Engenharia de Produção, 2013, Bauru. XX SIMPEP - Simpósio de Engenharia de
Produção. , 2013
Professor Tutor Rafael Altafin Galli